top of page

"Cuidar de quem cuida." Burnout em profissionais de saúde.

Atualizado: 1 de abr.

A contribuição da Psicanálise na prevenção do Burnout em profissionais de saúde.


Burnout em profissionais de saúde

A Psicanálise, iniciada por Sigmund Freud, trouxe à tona a importância do inconsciente na formação dos comportamentos e sintomas.

Isso significa que muitos problemas físicos e emocionais podem ter raízes em conflitos inconscientes não resolvidos.


O Burnout - ou síndrome de esgotamento profissional, é um estado de exaustão física, emocional e mental causado por estresse crônico no local de trabalho. A Psicanálise pode oferecer uma perspectiva única e valiosa para compreender e tratá-lo, através da:

  • Identificação de conflitos internos e inconscientes que podem incluir: desejos e medos reprimidos, sentimentos de inadequação ou de não merecimento, bem como pressões internas;

  •  Análise do funcionamento do superego: (a parte crítica e moral da mente) pode revelar padrões de autocrítica excessiva e expectativas irrealistas que levam ao esgotamento;

  • A transferência, onde sentimentos e atitudes inconscientes são direcionados a colegas ou superiores. Entender essas transferências pode ajudar a resolver conflitos interpessoais no ambiente de trabalho.


Intervenções psicanalíticas no tratamento do Burnout:


  • Através da terapia, os indivíduos podem explorar profundamente seus sentimentos e experiências relacionados ao trabalho. Isso pode ajudar a trazer à tona e resolver emoções reprimidas;

  • Ressignificação de experiências: A psicanálise pode ajudar na ressignificação de experiências traumáticas ou estressantes, promovendo uma nova compreensão e aceitação das mesmas.

  • Autoconhecimento: através da autoanálise e a reflexão pode-se entender melhor suas motivações, habilidades, limites e necessidades,

  • A reflexão sobre o equilíbrio entre vida profissional e pessoal; Estabelecer limites saudáveis. Conceito de "outro": A teoria desenvolvida pelo Psicanalista francês Jacques Lacan, enfatiza a importância do outro na formação da identidade. O "EU" é sempre construído em relação a algo ou alguém externo, o que desafia as noções de um "EU " autônomo e independente. A terapia pode focar em ajudar os indivíduos a perceberem e lidarem com as disparidades entre o "eu ideal" e o "eu real", promovendo uma integração mais saudável das diferentes partes do "EU". Um Psicanalista pode oferecer um espaço seguro e acolhedor, para discutir desafios profissionais e pessoais, proporcionando fortalecimento do EGO, promovendo maior resiliência emocional e capacidade de lidar com o stress; Ele tem condições de analisar como os profissionais de saúde utilizam seus mecanismos de defesa, frente ao stress, fornecendo insights sobre a origem e a manutenção do mesmo. Ao integrar essas abordagens, é possível promover a saúde mental e prevenir o esgotamento, melhorando a qualidade de vida e a eficiência no trabalho .

Enfim...


"A Psicanálise pode ser uma poderosa ferramenta de autocuidado para profissionais de saúde"!



Dica de leitura:

"Cálculos de medicamentos".

Adquira o e-book: "Cálculos de medicamentos"!

Ideal para estudantes em processo de aprendizagem de CÁLCULOS BÁSICOS ou profissionais da área que sentem insegurança e/ou dificuldade em fracionar dosagens de medicamentos em seu dia a dia.


Comments


bottom of page